top of page

Implantes e Cirurgia Oral 

 

 

             Dente siso, também conhecido como “dente do juízo” ou tecnicamente conhecido como 3º molar. 

              Esses dentes tem forma muito variável e possuem época de erupção (“nascimento”) com longa variação, geralmente entre 15-21 anos de idade, mesmo assim podem “nascer” após este período.

 

TODO MUNDO TEM DENTE SISO?

               Não. Nossos ancestrais, que precisavam caçar para ter seus alimentos, tinham comidas mais brutas/duras, e para conseguir mastigar este tipo de alimento eles possuíam mais dentes. Com o passar dos anos o alimento foi ficando mais acessível, e com essa evolução, a natureza foi aos poucos fazendo com que nascêssemos com menos dentes que antes.

               Hoje algumas pessoas tem os quatro dentes do siso, outras possuem três, dois, um ou nenhum. Podemos observar tal fato também com outros dentes, como: o lateral, caninos, pré-molares. Podemos ainda observar outro caso, em que o paciente tem o dente siso, mas esse não erupciona surgir devido a problemas no desenvolvimento da arcada dentária e do posicionamento dental, com freqüência, estão inclusos e/ou impactados pela falta de espaço para erupção.

 

QUAL A ÉPOCA IDEAL E AS INDICAÇÕES PARA EXTRAÇÃO?

                Quando o siso está totalmente dentro do osso, chama-se dente incluso, a atenção deve ser redobrada. Se o dente está dentro do osso e não está encostado na raiz do dente vizinho, não acontece nada. Nesses casos não há necessidade de extração. Porém se estiver encostado na raiz do dente vizinho pode causar uma reabsorção radicular, que é quando as raízes de alguns dentes perdem volume, comprometendo o suporte mastigatório desempenhado pelo dente e podendo até causar sua queda.

                Além disso, é recomendada a extração quando houver falta de espaço para a erupção do dente do siso, ou em casos de dor forte quando há erupção parcial.

                 Indivíduos na idade de 16 a 18 anos são os candidatos ideais para remoção de dentes impactados, pois o aumento natural da densidade "dureza do osso" que ocorre com o avanço da idade e características anatômicas da formação e posição em que se encontram os dentes do siso, poderão dificultar a sua remoção.

 

 

QUAIS AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DA NÃO EXTRAÇÃO DO DENTE

·        Pericoronarites recorrentes (Inflamações da gengiva que cobre o siso);

·        Inflamação local na região distal do segundo molar inferior (dente imediatamente mais anterior);

·        Reabsorção interna ou cárie no incluso ou no dente adjacente (2º molar);

·        Indicações protéticas ou ortodônticas;

·        Desalinhamento dos dentes

·        Processos patológicos (Trismo, celulite, abscesso, cisto dentígero, mau hálito, queratocisto e tumores odontogênicos/ não- odontogênicos),

·        Dor bucofacial de etiologia desconhecida (A.T.M., cefaléias, outras disfunções).

 

               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                 

 

 

                E ainda, os dentes do siso que não possuem apoio nos dentes da arcada oposta a ele, podem extruir (crescer) e distalizar (afastar dos dentes vizinhos), causando cáries e problemas periodontais, devido a retenção de alimentos.

               A anestesia para extração dos sisos é local, ministrada por injeção. Além desse anestésico, você e seu cirurgião-dentista ou cirurgião buco-maxilo-facial podem decidir que um sedativo é desejado para controlar qualquer ansiedade. A recuperação do paciente é rápida e esse pode voltar às suas atividades normais a partir do segundo dia pós-operatório, a recuperação completa leva por volta de 07 a 10 dias depois do ato cirúrgico, época em que são removidos os pontos de sutura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                     Lembre se : O sorriso é o traço mais marcante de nossa fisionomia.  Através dele nos apresentamos e marcamos presença na sociedade. Toda a equipe do Centro Odontológico Dr. Claudio Brito trabalha com o objetivo de harmonizar e valorizar os traços individuais e a estética do sorriso, sem esquecer que o bom funcionamento sem dúvida, vem em primeiro lugar. Ser nosso cliente significa proporcionar a si próprio um tratamento de qualidade, garantido pelos mais modernos avanços da odontologia.

 

 

 

 

 

 

IMPLANTES

 

                     

                     A decisão de se fazer um implante dentário é um momento muito especial na vida do paciente. Poder mastigar novamente, sem medo e dor é o sonho de muitas pessoas.

                  Atualmente, o mercado possui uma geração de implantes que se diferenciam dos demais pela tecnologia e qualidade, o que afeta, diretamente, no resultado, satisfação e tempo de tratamento para o paciente. Esses equipamentos se diferenciam porque têm a superfície tratada com materiais feitos de nanotecnologia, o que acelera consideravelmente o processo de cicatrização do osso com o implante.

                  Implantes dentários são suportes cilindros de titânio instalados cirurgicamente no osso para substituir as raízes dentárias. Uma vez posicionados, servem de suporte e permitem a montagem de dentes substitutos sobre eles.

 

QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?

 

                  A falta de um ou mais dentes leva a todo um desequilíbrio da mordida e da musculatura das regiões vizinhas, causando uma perda estética, com aspecto de envelhecimento, e principalmente causam problemas de mastigação e dores na região da articulação dos maxilares.

                  Os implantes permitem a colocação de dentes fixos permanentes que podem verdadeiramente imitar seus próprios dentes naturais no aspecto, na sensação e na função. Fornecem 100% da habilidade de mastigação natural.

                Se você tem dentaduras ou dentes faltantes, substituí-los com os implantes pode permitir que você mastigue e funcione normalmente sem a preocupação de um dispositivo removível móvel. Outra vantagem significativa dos implantes dentários é que eles não sobrecarregam os dentes naturais, como acontece nas próteses fixas e removíveis ("pererecas").

 

Adicionalmente, a colocação do implante impedirá a perda do osso que ocorrerá onde os dentes são perdidos (Figura abaixo).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                       Por tudo isso os implantes tem se tornado um procedimento cada dia mais comum nos consultórios e cada vez mais ao alcance pacientes, com um mínimo de "stress" e dor. Os resultados obtidos com implantes e próteses sobre implantes são impressionantes. Há vários trabalhos científicos mostrando que há um aumento da sobrevida de pessoas na terceira idade, quando estas recebem em suas bocas próteses fixas ou sobre-dentaduras retidas por implantes, devido a um aumento da eficiência mastigatória, auto-confiança e auto-estima.

                     Para receber um implante, é preciso ter e manter gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Os cuidados de higiene quando a pessoa coloca implantes dentários são quase os mesmos de quem possui dentes naturais. Com algumas técnicas específicas e variações, que o dentista ira lhe orientar

 

                         Lembre se : O sorriso é o traço mais marcante de nossa fisionomia.Através dele nos apresentamos e marcamos presença na sociedade. Toda a equipe do Centro Odontológico Dr. Claudio Brito trabalha com o objetivo de harmonizar e valorizar os traços individuais e a estética do sorriso, sem esquecer que o bom funcionamento sem dúvida, vem em primeiro lugar. Ser nosso cliente significa proporcionar a si próprio um tratamento de qualidade, garantido pelos mais modernos avanços da odontologia.

 

 

 

Siso

Quando extrair o dente Siso

  • w-facebook
  • w-flickr
bottom of page